Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ex-Sedentário - José Guimarães

A motivação também se treina!

Dom | 27.07.14

5 dicas para se manterem em forma durante as férias

José Guimarães
Correr durante as férias não deve ser nunca um fardo, mas sim algo que nos deixe felizes. Tenho optado por nestas férias tentar acumular mais uns quilómetros nas pernas, tendo em vista a distância do UTMB - Ultra Trail du Mont Blanc, já no próximo dia 29 de Agosto. Mas nem sempre é fácil: ou porque o percurso escolhido não é o que mais me agrada, ou porque a altimetria não existe no sítio onde estou, ou porque a constipação dos últimos dias não estava nos planos e obrigou-me a não correr de todo, enfim... No que toca a corredores em período de férias, há sempre dois extremos: aqueles que lutam por sentir um pouco de vontade em fazer nem que seja uma simples corridinha e os outros, aqueles que encaixam em qualquer pedacinho de tempo livre uns treinos mais duros, sessões duplas, ou saídas mais longas, provavelmente irritando os seus companheiros de férias no processo. Tal como em tudo na vida, a moderação é a chave. Quer estejam a pensar em ir de mochila às costas com horários totalmente planeados, ou mesmo fazer uma viagem de puro ócio, sem qualquer tipo de horário, aqui ficam algumas dicas para se manterem em forma (e felizes) enquanto estiverem de férias:

Façam um último treino mais puxado

Escolham um ou dois dias antes de irem de férias para fazerem um treino mais longo ou mais duro. Isto pode justificar o facto de correrem pouco ou mesmo nada nos primeiros dias das vossas férias, o que é perfeitamente normal que aconteça. O esforço adicional pode ser o melhor exercício desses dias de férias porque, diga-se em abono da verdade, as férias foram feitas porque todos precisamos desses dias de descanso.

Procurem companhia...

Há inúmeras formas de combinar uns treinos com outros corredores no vosso destino de férias. Por exemplo, podem procurar por clubes ou grupos de corrida no local para onde vão de férias. Regra geral, todos eles gostam de receber novas caras nos seus grupos de corrida. Ou podem mesmo procurar por corridas locais. Mesmo que não vos apeteça competir, podem encarar uma corrida de 5km ou 10km como um treino e terem assim uma oportunidade de conhecerem corredores locais e até mesmo conseguirem boas dicas para restaurantes, onde ir, o que fazer, etc.

... ou vão correr sozinhos

Se são do tipo de pessoas que preferem correr sozinhos, façam-no à vontade, mas considerem algum planeamento de rotas antes de saírem de casa. Se não tiverem nenhum tipo de rota pré-definida, partam à aventura e aproveitem para tirar umas fotos no caminho. Perguntem ao recepcionista do hotel para onde podem ir correr de forma segura.

Ajustem as expectativas

Todos aqueles que já viajaram com crianças, passaram por um atraso num vôo ou já se perderam, sabem que mesmo em período de férias os imprevistos acontecem. Diminuam um pouco as distâncias ou o ritmo de corrida, principalmente se estiverem a atravessar algum tipo de stress ou horários complicados, ou se correr se revela - afinal - mais difícil em férias do que em casa, porque está mais calor, mais frio, mais húmido, estão a uma maior altitude, etc. Corram o mais cedo possível, porque quanto mais tarde saírem para correr, mais difícil vai ser encaixar a corrida num bom horário diário. Deixem o equipamento preparado de véspera para não perderem muito tempo de manhã e não acordarem os outros no quarto. Seja qual for o número de quilómetros que correrem durante as vossas férias, certifiquem-se que são quilómetros divertidos. Podem correr em qualquer lado, portanto porque não aproveitar para ver novas paisagens, sentir novas sensações, conhecer novas pessoas, novos trilhos. A passadeira do hotel? Esqueçam-na, a não ser que as condições para correr no exterior sejam adversas por algum motivo.

Alarguem os vossos horizontes

Se o planeamento do vosso itinerário for demasiado preenchido, podem mesmo tirar uma semana de férias das corridas. Isto não significa que se vão tornar desleixados. As férias devem ser encaradas como uma quebra de rotina, portanto é também uma boa oportunidade para experimentarmos outras atividades e usar diferentes músculos. Aluguem uma bicicleta, caminhem, joguem ténis na praia ou façam ski. Quando regressarem a casa vão sentir-se rejuvenescidos! E não vão precisar de mais de 1 ou 2 semanas para voltar à forma física de corrida que tinham antes. E também há a aproximação oposta. Se o trabalho ou outras obrigações vos impediram de correr durante um longo período de tempo em casa, as férias podem ser uma excelente oportunidade de reiniciar a vossa atividade de corrida. Aproveitem! Fonte: Runner's World

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.