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Ex-Sedentário - José Guimarães

A motivação também se treina!

Qui | 10.12.20

Correr pode fazer bem aos joelhos!

José Guimarães

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Aqui há uns tempos deparei-me com um artigo do The New York Times que diz que correr faz bem aos joelhos. Uma afirmação no mínimo polémica. E será que verdadeira? Vamos ver.

A ideia geral é que a corrida prejudica os joelhos. No entanto, um novo estudo revela que esta atividade pode até trazer algum benefício às articulações, ao alterar o ambiente biomecânico dentro do joelho, ajudando-o a funcionar de forma suave.

Durante praticamente todo este tempo que me tenho dedicado às corridas, quase todos os corredores que conheço dizem que correr faz mal aos joelhos, e pior ainda quando se trata de correr grandes distâncias. O argumento geral segue a linha de pensamento que o impacto gerado pela corrida vai degradando aos poucos a cartilagem daquela articulação, causando até artrite. Mas acontece que há pouca evidência que suporte esta ideia, sendo que um grupo recente de investigadores sugerem mesmo o oposto!

Estudos epidemiológicos feitos em pessoas que correm há já muito tempo têm mostrado que estes corredores têm menos probabilidade de desenvolver osteoartrite nos joelhos, do que as pessoas da mesma idade que não correm. Alguns cientistas especulam que a corrida pode ter inclusive um impacto direto nas articulações dos joelhos, talvez por alterar o trabalho dos vários grupos celulares dentro do joelho. Para descobrir se era verdade, um grupo de pesquisadores recrutou 15 corredores, homens e mulheres, com menos de 30 anos e sem historial de lesões ou artrite, com joelhos perfeitamente saudáveis. Os voluntários retiraram amostras de sangue e de líquido sinovial (o líquido que reduz a fricção nas articulações) do joelho direito. Depois, num laboratório de biomecânica, foram submetidos ou a 30 minutos de passadeira, num ritmo ao seu gosto, ou aos mesmos 30 minutos, mas sentados. Cada voluntário realizou esta operação várias vezes, durante vários dias, enquanto os investigadores procuravam por uma variedade de substâncias, no sangue e no líquido sinovial, que estivessem associadas com processos inflamatórios. Em quase todos os casos, os joelhos dos corredores mostraram níveis particularmente baixos dos tipos de células que podem contribuir para uma inflamação, enquanto que os joelhos dos que ficaram sentados, aumentaram o nível de uma das moléculas inflamatórias.

Estas descobertas sugerem que uma sessão simples de meia hora de corrida altera o interior dos joelhos, reduzindo os níveis de inflamação e dos marcadores de artrite. Mas mostraram ainda que estar sentado também altera o interior do joelho. De facto, estar sentado tornou o joelho mais vulnerável a algum tipo de doença tardia, isto do ponto de vista biomecânico.

Mesmo tendo sido um estudo feito em pequena escala e num curto espaço de tempo, estas descobertas sugerem que quantidades moderadas de corrida não são prejudiciais a uns joelhos saudáveis e, muito provavelmente, até lhes oferecem algum tipo de proteção contra danos nas articulações.

Fonte: The New York Times

3 comentários

  • Obrigado Rui! Portanto, depois de começares pelo telhado (e de teres sofrido com isso), fizeste um reset, recomeçaste com exercícios em casa, caminhadas e corridas e... e hoje estás quase a fazer 21km!!! :) Os meus parabéns. Foi um percurso se calhar necessário, mas que agora vais ver que vai trazer os seus frutos. Se precisares de ajuda para chegares aos 21k diz! E se quiseres chegar aos 42k, também se faz. Devagarinho, claro está, mas perfeitamente possível!
    Já agora, se não é indiscrição, quanto é que pesavas e quanto é que estás agora a pesar?
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo

    10.12.20

    Bom dia José, estava com 87kg mas agora estou nos 74/75kg (178cm). Já coloquei em pratica alguns conselhos do blog. Nao bebia agua, passava muitas horas sem comer, introduzi salada nas refeições, comprei umas asics nimbus e umas camisolas tecnicas.
    Já percorri 1x 20km em 2:05:00 mas os ultimos 5km foram um pouco penosos (para já é para voltar aos 8/10km 2 ou 3x/semana). Começo a sentir orgulho no resultado final.
    Cumps.
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