Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ex-Sedentário - José Guimarães

A motivação também se treina!

Qua | 21.03.12

Mais de metade dos portugueses nunca pratica desporto

José Guimarães
Mais de metade dos portugueses não pratica qualquer desporto, nem sequer raramente, revela um estudo divulgado em Bruxelas pela Comissão Europeia.
Mais de metade dos portugueses, 55%, não praticam qualquer desporto, nem sequer raramente, o que representa o terceiro valor mais elevado da União Europeia, revela um estudo divulgado em Bruxelas.
O "Eurobarómetro sobre Desporto e Actividade Física" revela que, em média, 9% dos europeus praticam desporto "regularmente", 31% "com alguma regularidade", 21% "raramente" e 39% "nunca", sendo que neste último caso Portugal apresenta um valor muito acima da média comunitária.
Em Portugal, 9% dos inquiridos afirmaram que praticam desporto ou exercitam-se regularmente (pelo menos cinco vezes por semana) - neste caso em linha com a média europeia -, 24% ao menos uma vez por semana, 11% raramente, mas a maioria, 55% admitiram que "nunca" fazem desporto.
Entre os 27, só se encontram percentagens mais elevadas de cidadãos que nunca praticam qualquer desporto na Grécia (67%) e na Bulgária (58%), e valor idêntico ao de Portugal em Itália (55%).
A falta de tempo
Questionados sobre as razões que impedem uma prática de desporto mais regular, a maioria dos portugueses, 37%, apontam que não têm tempo, sendo o segundo motivo específico mais invocado (por 13%, atrás dos 17% que "não sabem") o facto de ser "demasiado caro", uma justificação dada apenas por 5% dos europeus, em média.
O inquérito em Portugal foi realizado em Outubro de 2009, tendo sido inquiridas 1031 pessoas.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.