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Ex-Sedentário - José Guimarães

A motivação também se treina!

Sex | 18.06.21

O segredo que todos os atletas deviam saber

José Guimarães

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No que diz respeito a treinar, tudo é uma questão de equilíbrio. Para sermos bem sucedidos no desporto que praticamos, temos que saber quando praticar e quando fazer um intervalo. Para nos tornarmos mais fortes, precisamos de treino e de recuperação em doses adequadas. Para estarmos capazes durante o dia, precisamos de uma boa noite de sono. A recuperação depois do treino é tão importante como o treino em si mesmo.

Um rolo de espuma ou uma bola de ténis são uns excelentes aliados de uma boa recuperação e deviam fazer parte de qualquer kit de equipamento de treino. É mesmo muito interessante fazer auto massagem como forma de ajudar a recuperação dos treinos. No final do dia, antes de nos deitarmos, experimentem uns minutos de alongamentos e massagem ligeira. Podem usar a bola para massagem na zona dos glúteos e o rolo nas pernas. E o que parece (e é mesmo!) à partida muito doloroso, depois é super relaxante.

Principalmente se praticam desportos de resistência, o rolo é tão importante para o atleta como um par de sapatilhas. Isto porque alguns estudos recentes têm mostrado que "treinar" a fascia tem um efeito positivo nas dores musculares que se desenvolvem depois dos treinos e das provas e a consequente quebra na performance.

A fascia é como que uma "rede" que segura todos os componentes do nosso corpo, e que permite o efeito elástico necessário para uma boa performance. Todos os movimentos ocorrem ao longo da fascia. A nossa saúde e bem estar estão diretamente ligadas à fascia. E se não estamos em perfeita harmonia, vamos inevitavelmente sentir tensão e dor algures. Acredita-se que quando certas zonas da fascia "colam", podem ser "descoladas" com a ajuda de um rolo. Quando os tecidos são massajados, melhora a circulação do sangue e o fornecimento de oxigénio, e os resíduos tóxicos são eliminados mais facilmente. É um pouco como se estivéssemos a dormir com a t-shirt toda enrolada e presa algures... quando a endireitamos, não se sentem logo mais confortáveis? ;)

A importância da fascia para os atletas de longas distâncias tem vindo a aumentar nos últimos anos e, de facto, a importância dos alongamentos já é conhecida há muito tempo. Os exercícios de alongamento têm a vantagem de aumentar a perceção que temos sobre os diferentes grupos musculares e isto leva ao relaxamento desses músculos. Assim, para uma recuperação perfeita, o que se recomenda é uma combinação de rolo com exercícios de alongamentos. Com pouco esforço e exercícios simples, vão ver que podem melhorar significativamente a flexibilidade e até mesmo a performance muscular.

Da mesma forma, nunca se deve iniciar um treino ou uma prova sem uma preparação adequada. As articulações devem ser preparadas. A fascia tem que ser ativada e, de preferência, estar livre das tais aderências. Aumentar a circulação do sangue vai permitir um melhor recrutamento das fibras musculares.

 

Fonte: Red Bull X-Alps

 

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