Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ex-Sedentário - José Guimarães

A motivação também se treina!

Sab | 06.10.18

Para quem vai fazer o primeiro triatlo amanhã

José Guimarães

cartaz_lxtriathlonexperience_1200x628.png

 

Amanhã algumas pessoas que conheço (e outras que não conheço) vão participar pela primeira vez na vida num triatlo. Trata-se do My LX Triathlon Experience, promovido pela Federação de Triatlo de Portugal. A prova consiste num triatlo de distância super-sprint, ou seja, os triatletas vão ter que nadar 250m, pedalar 7km e correr 1,7km.

 

Entre os leitores deste blog, surgiram algumas questões que se para uns podem parecer simples, para outros são coisas que ainda não conhecem e que - claro - necessitam saber em pormenor, para que possam dominar esta modalidade, ou pelo menos, possam usufruir dela ao máximo, com o mínimo de stress.

 

Para estes, deixo aqui algumas dicas, retiradas de uma conversa em formato pergunta/resposta (sem uma ordem específica de importância ou outra coisa qualquer), para que possam começar a tirar dúvidas onde os outros também as tiveram. Se tiverem mais questões, comentem o post ou enviem-me uma mensagem.

 

O que ingeres durante a prova? Sólidos ou apenas líquidos?

Depende essencialmente da duração da prova. Se for um triatlo do tipo super sprint, como o My LX Triathlon Experience, só ingiro líquidos, porque passa tudo tão rápido que na verdade não necessito de mais nada (nem tenho tempo para mastigar nada). Se for uma distância standard já ingiro um gel, digamos, no início do segmento de ciclismo e outro no início da corrida. Se for um Ironman (ou mesmo um half ironman), então o caso muda de figura e a nutrição torna-se o mais importante de tudo... por exemplo, foi ter gerido mal a nutrição na bicicleta (180km) que me arruinou a parte da corrida (42km), que fiz cheio de dores de estômago, enjôos, etc.

 

E o que comes antes de ir para a prova? Com que antecedência?

O mais importante é: não inventes! Toma o pequeno almoço que costumas tomar umas 2 horas antes da prova. Não comas coisas indegestas e que trabalhem muito no estômago (como leite, iogurte, queijo) e aposta nos carbohidratos (pão é um bom carbohidrato).

 

É assim tão importante treinar as transições? Que diferença de tempo pode fazer?

É mesmo MUITO importante treinar as transições, porque aqui podes perder 5 ou 10 minutos (ou mais) se te atrapalhares ou, caso contrário, se estiveres totalmente alinhado, é possível fazer uma transição em 1 ou 2 minutos! Por exemplo, imagina que quando sais da água tens que (por ordem): sair da água a correr (muitas vezes com tonturas por causa da passagem da água para o solo), abrir o fecho do fato, tirar a touca e os óculos, despir as mangas e o fato até à cintura, lavar os pés a caminho da bicicleta, chegar à bicicleta, despir o fato e meter tudo na caixa, meter o capacete, meter o dorsal à cintura e calçar os sapatos (se estes não estiverem já na bike), pegar na bicicleta e correr para a zona de saída, montar na bicicleta e pedalar... quando acabas esta parte é desmontar da bicicleta na zona de desmontar, correr com ela na mão e arrumá-la no local certo, tirar o capacete, descalçar os sapatos de ciclismo (se estes não ficarem nos pedais), calçar os sapatos de corrida, virar o dorsal para a frente e sair para a corrida!

 

Uma nota já resultante desta visualização mental: não será melhor primeiro despir as mangas e depois então tirar a toca e os óculos?

Vais perceber que se tirares primeiro a touca e os óculos e os agarrares ambos com uma mão, quando despires a manga dessa mão podes deixá-los dentro da manga. Assim é menos uma coisa a guardar no teu posto, menos uma coisa para te preocupares.

 

Penso que tenho de comprar um fato (nem sei o nome) para vestir durante a bicicleta e a corrida. Qual aconselhas?

Existem os wetsuits (para nadar) e os trisuits (para pedalar e correr) que ficam vestidos durante toda a prova, mesmo por baixo do wetsuit. Há quem não use wetsuit e utilize só o trisuit em toda a prova (principalmente se a água não estiver fria), embora um wetsuit ofereça mais flutuabilidade. Não sei aconselhar marcas. São todas boas e aqui funciona um pouco a máxima: quanto mais caro, melhores as características! Procura uma loja especializada e com um bom serviço pós venda, porque se algo tiver defeito ou rasgar, é mais fácil accionar uma garantia. Se queres gastar pouco dinheiro para experimentar ao início, opta por um fato barato (que te dê boa liberdade de movimentos nos braços), mas já sabes que com o tempo, se gostares, vais querer comprar um melhor!

 

Ainda que não aconselhes marcas, uma questão que tenho é se devo comprar apenas calções normais ou fatos completos? Porque se são dos têm almofada no rabo, posso ir com eles no segmento de natação? Não se vão encharcar com a água?

A vantagem dos trisuits é que a almofada no rabo é tão fininha que quase não ensopa. Além disso, é aqui que o preço aumenta a qualidade. O meu trisuit (ou mesmo só os calções de ciclismo) são os que equipam a equipa com que faço triatlo - Oriental Triatlo - e nado, pedalo, corro... sem o mínimo stress.

 

Uma outra questão é se devo acelerar na natação, isto tendo em conta que é o meu segmento mais forte. Por um lado penso que sim, porque conseguiria, com certeza, ganhar algum tempo aos outros. Por outro lado, receio que depois fique sem fôlego e força para os segmentos seguintes. Como treino pouco a bicicleta, posso perder aí algum tempo. Na tua opinião qual o segmento que faz maior diferença?

Ainda há pouco tempo estive a dar este conselho a um trainee meu. A natação é o segmento em que mais tens que relaxar e te poupar. Isto porque, ao contrário do que possas pensar, nadar bem equivale muito a nadar relaxado. Quanto mais forte tentares nadar, provavelmente o resultado é ires gastar mais energia. Relaxa-te, aplica-te numa técnica perfeita de natação e poupa-te neste segmento, para chegares à bike como se estivesses a começar a prova. Aqui sim, como tens mais kms para percorrer, vai ser o segmento onde podes também ganhar mais tempo, seguido da corrida. Se vires bem, a natação é o segmento que passa mais depressa, portanto mesmo que nades muitíssimo bem, não irás ganhar mais do que meia dúzia de minutos.

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.